Já não há dúvida que vai se
consolidando, especialmente na América latina uma teoria de referencia que
sustenta a inter-relação
comunicação-educação como um campo de diálogo, espaço para conhecimento crítico
e criativo, para cidadania e solidariedade
O conceito da
Educomunicação vem ganhando densidade na prática e na reflexão de agentes
culturais, comunicadores e educadores dos países da América Latina, inclusive
nas instituições salesianas.
Assim, diante da necessidade de valorizar o
potencial comunicativo do jovem e de se construir teias de relações inclusivas, criativas e democráticas, a temática escolhida para este ano
aprofunda o que foi visto na edição passada e amplia mais percepção dos
participantes. Afinal, a educomunicação é muito mais do que a aplicação das tecnologias da
comunicação na educação e sua prática demanda organização e intencionalidade,
para que haja um processo de mudança de mentalidade de pessoas e instituições
para que se construam “ecossistemas comunicativos”.
Na
região nordeste, não apenas nas escolas e obras salesianas, mas em diversos
contextos, ainda existem poucos eventos formativos relacionados a reflexão da
interface da educação e da comunicação, especialmente na ótica
educomunicativa. Espera-se assim,
através do Fórum, ajudar educadores e instituições a melhorarem suas práticas e
a pautarem a educomunicação em seus planejamentos institucionais, pedagógicos e/ou pastorais.
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