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terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sobre o tema


Já não há dúvida que vai se consolidando, especialmente na América latina uma teoria de referencia que sustenta a  inter-relação comunicação-educação como um campo de diálogo, espaço para conhecimento crítico e criativo, para cidadania e solidariedade
O conceito da Educomunicação vem ganhando densidade na prática e na reflexão de agentes culturais, comunicadores e educadores dos países da América Latina, inclusive nas instituições salesianas.
Assim, diante da necessidade de valorizar o potencial comunicativo do jovem e de se construir teias de relações  inclusivas, criativas e democráticas, a temática escolhida para este ano aprofunda o que foi visto na edição passada e amplia mais percepção dos participantes. Afinal, a educomunicação é muito mais do que a aplicação das tecnologias da comunicação na educação e sua prática demanda organização e intencionalidade, para que haja um processo de mudança de mentalidade de pessoas e instituições para que se construam “ecossistemas comunicativos”.
                Na região nordeste, não apenas nas escolas e obras salesianas, mas em diversos contextos, ainda existem poucos eventos formativos relacionados a reflexão da interface da educação e da comunicação, especialmente na ótica educomunicativa.  Espera-se assim, através do Fórum, ajudar educadores e instituições a melhorarem suas práticas e a pautarem a educomunicação em seus planejamentos institucionais,  pedagógicos e/ou pastorais.

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